O que responder quando perguntam nos processos seletivos: onde você se vê daqui 5 anos?

O que responder quando perguntam nos processos seletivos: onde você se vê daqui 5 anos

Recebi a seguinte pergunta no meu Instagram:

Ah, essa é um clássico!

E como recebi mais de uma pergunta no mesmo dia, creio que deve estar assombrando algum processo por aí, então vamos lá.

Quem viu a minha live da Cura e Libertação do Não, tem uma ideia do que essa pergunta busca.

Eles querem saber se você tem um objetivo, um queijo, como disse na live, que você quer conquistar. Mantenha isso em mente, tem mais coisa por trás da pergunta, mas isso é o ponto central de onde todas as reflexões desse post saem.

Vamos ver como podemos resolver esse pepino.

“Aí Caio, mas da um trabalhão isso!”

Quem não é protagonista, não sabe aonde quer chegar de forma específica. Costuma seguir a manada, com objetivos genéricos e sem profundidade.

Tenha claro o que você quer, construa planos que fazem sentido. Isso não só ajuda nesse desafio, como te dá um queijo para correr atrás com mais força.

O que você quer para o futuro é o que eles também valorizam? Uma empresa que foca em resultados, ficaria interessada em alguém que quer resultados na própria carreira. Já uma empresa engajada em causas sociais, acharia lindo quem gostaria de ver o impacto do seu trabalho melhorando a vida das pessoas.

Se você mastigou a vaga, sabe o que eles valorizam. E você, deu match com eles? Então, mostre!

Se você tem um objetivo de 5 anos, deveria ter os passos para chegar lá.

Esse é o ponto mais denso e que mais pode provar que sua resposta é verdadeira. Respostas prontas que vomitam algum objetivo não sobrevivem a essa prova de fogo.

Então, vamos aprofundar nesse terceiro ponto.

Existe uma diferença entre um objetivo sólido e uma fantasia sem fundamento, quando o assunto é futuro.

Assim como uma longa viagem, se você ligar seu Waze verá que dirigir 800km começa com um “em 200 metros, vire a direita”. Muita gente fala que quer ser líder, que quer gerar impacto, que quer qualquer treta que vier na cabeça deles.

Poucos tem seu GPS ligado para entender os passos até esse objetivo, ou seja, é só uma fantasia infantil da parte deles.

Um impacto enorme que você pode gerar nessa pergunta, é provar que você tem um plano para chegar na sua meta de 5 anos e, principalmente, o primeiro passo para chegar lá começa entrando na empresa.

Quando entrei na P&G, minha meta era simples, queria recuperar os 5 anos perdidos na faculdade bombando, com uma carreira altamente acelerada. Eles tinham estágio gerencial, o que habilitaria meu acesso a cargos de liderança que demoram uma década para a maioria. Eles eram meu primeiro passo.

Você pode ter um plano já criado e ter esse primeiro passo definido, mas se você não tem, ainda dá tempo de se salvar.

Sente, com um papel e uma caneta e defina o que você quer, de forma específica, para daqui a 5 anos. Fez isso? Agora monte um caminho realista de hoje até lá, um passo por ano, e verá se essa empresa pode ser um primeiro passo viável para chegar lá.

Com isso, você não terá nenhuma dúvida do que fazer.

Direção, alinhamento e planejamento.

Tudo isso englobado na sua resposta é o que eles querem ver. Não tem isso? Eles também contam em encontrar gente como você, para descartar rapidinho.

Sem motivação, não há motivo para a ação.

Total Views: 574

Se você quer ser atualizado sobre as novas oportunidades de estágio e trainee, então cadastre seu e-mail abaixo:

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também: