O que esperar da Entrevista com o Gestor?

O que esperar da Entrevista com o Gestor?

Recebi a seguinte pergunta no meu Instagram:

Ele pode querer, mas isso é a azeitona da pizza.

O foco dele está muito mais em outros fatores e um deles será o prato principal da entrevista.

Vamos por partes.

Como você disse, ele talvez questione sobre algum conhecimento técnico, como um Excel, uma

ferramenta de qualidade ou, até mesmo, um inglês. Em alguns casos, ele irá te entrevistar em inglês para validar esse último ponto.

Mas isso acontece em casos bem específicos, por um único motivo:

Habilidades técnicas são MUITO fáceis de aprender perto do que ele mais busca.

Um Excel, se você se internar um final de semana em um curso de R$30 na Udemy, dá para tirar do básico e colocar no avançado, sem dor. Agora, o que ele vai olhar, você pode demorar anos para desenvolver.

As benditas competências comportamentais.

Nesse grupo de soft skills, ele irá olhar se você tem o perfil da empresa. Lembre-se, a empresa é uma abstração, ela não existe, o que existe são várias pessoas parecidas em um mesmo lugar.

Pessoas com pontos em comum, motivações, visões e jeitos parecidos, ou seja, competências parecidas.

Sabe o grupo que você anda na facul? Eles são parecidos com você em nível de valores, crenças e competências. E sabe aquele outro grupo, aquele povo que você detesta? Eles têm o match entre eles, mas nada a ver com você.

Por isso ele vai querer ver isso. Se você não tem nada a ver com a empresa, não tem o que fazer lá dentro. (isso é o que você encontra nos meus vídeos do Mastigando Vagas)

Agora, tem algo que ele quer mais do que tudo.

Quando ele entrar na entrevista com você, ele irá estar lembrando do último estagiário que teve naquela área. Lembrará se ele foi um nojo e falhou na função ou se brilhou e agora foi efetivado.

Ele quer saber se você tem o que é preciso para fazer o trabalho específico da função.

Muita gente não sabe, mas o Resumão da Vaga, aquela coluna que tem nos meus vídeos no Mastigando Vagas do YouTube com as competências, é só metade da mastigação.

Você precisa mastigar as responsabilidades e atividades para entender quais competências são necessárias para entregar aquele tipo de trabalho. Sem isso, você pode ter a cara da empresa, mas não será o cara daquela vaga.

Olha essa vaga da GE. O que você vê que a vaga pede?

Criação de reports com status? Isso requer organização + boa comunicação, já que alguém irá te reportar o status. O segundo ponto tem uns cornojobs, mas dá para ver planejamento ali. Acompanhar fabricação? Não é pela zoeira, ele quer que você tenha vontade de aprender sobre o processo. Cotação tem mais comunicação e até negociação. E o suporte cai como uma luva no trabalho em equipe.

“Caio, mas tem que fazer isso mesmo?”

O que? Você achou que era só esperar o Mastigando Vagas, assistir deitado na cama e passar? Acha que é assim que ganha um jogo de 700 candidatos por vaga?

Pare de moleza, de volta ao trabalho! Deixe os 699 concorrentes no chinelo.

Total Views: 299

Se você quer ser atualizado sobre as novas oportunidades de estágio e trainee, então cadastre seu e-mail abaixo:

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também: