Painel de negócios, o filho bastardo da entrevista com gestores e da dinâmica.
Vamos lá!
Assim como na entrevista, onde você terá a presença de gestores, você terá lá… bem… os gestores!
Isso torna a avaliação mais inclinada para a área, função e estratégia do time que você irá entrar.
E assim como na dinâmica, você terá um case para solucionar e fará isso em grupo (apesar de ocorrer individualmente em alguns casos).
É comum ter uma apresentação pessoal no começo e um momento para você e/ou seu grupo apresentarem a solução para os gestores e serem questionados em contrapartida.

“Caio, mas isso é bem a cara de uma dinâmica, não é?”
Sim! Isso porque, assim como em uma quadra poliesportiva, você pode jogar futebol ou basquete, e,
apesar de serem jogados no mesmo terreno e com parâmetros muito parecidos, os jogos são totalmente diferentes.
Isso acontece pelo tipo de avaliação.
A avaliação dos gestores muda o que irá pontuar de algo puramente comportamental, como na dinâmica, para algo mais técnico e estratégico.
Um gestor quer ver se você tem o perfil da função específica que ele busca, além do comportamento. E, para tornar tudo mais desafiador, esses gestores são mestres de visão do negócio que são responsáveis.
Eles dominam a visão do todo e das partes da
empresa de forma muito mais específica do que o RH poderia fazer, isso leva a super competência do painel de negócios: a visão estratégica.
A visão estratégica mostra sua capacidade de entender o todo e como as partes desse todo intera- gem entre si. Sem isso, você não consegue tomar uma boa decisão de negócios e, como diz o próprio nome, é algo importante em um painel de negócios.
E como você pode mostrar isso aos avaliadores?
Considere 4 pontos em qualquer caminho para resolver o case: Lógica, números, viabilidade e impactos da solução.

Falhar em entender isso, pode levar sua solução a causar efeitos colaterais que tornam a ideia algo que mais atrapalha do que ajuda e, acredite, esses caras vão te pegar nessa.
Sua solução não será genial.
E isso nem importa, o que pesa aqui é quão estratégica e funcional ela será aos olhos dos caras que resolvem casos como aquele todo santo dia.
Sem isso, você irá perder o combate



