Me perguntaram na caixinha do Instagram:
“Como me destacar na apresentação pessoal?”
Essa é a única parte onde você deve tentar se destacar em uma dinâmica.
Todo o resto é focado em trabalhar junto com pessoas, não apagá-las e brilhar sobre todos.
Então, para esse caso, a palavra destacar faz sentido.
Só que isso não quer dizer que você está livre da influência ou da pressão dos outros candidatos e aqui que se originam a maior parte dos erros desse
momento da dinâmica e que, se mal executado, abala sua confiança para o resto das atividades, acabando com suas chances.
Então vamos ver 4 pontos de atenção que podem fazer você voar nessa apresentação.
1. Tenha um plano
A verdade é simples, a maioria dos seus concorrentes não fazem a menor ideia do que estão fazendo ali. Quem viu a live da Maldição do Bercinho de Ouro sabe do que estou falando. Eles vão vomitar experiências vazias, cascas que até podem conter ouro, mas não sabem como tirar o ouro delas.
Se você me acompanha a algum tempo sabe que existe um preparo de mastigar a vaga, buscar na sua história pontos em comum e, só então, definir o que irá falar. Esse é o início do seu plano.
Tendo o que quer levantar para os avaliadores na apresentação, defina os seguintes pontos:
A. Você irá se candidatar para iniciar? Pense nisso antes para não trair sua estratégia na hora H.
B. Qual/quais exemplos melhor provam os pontos que você quer destacar? Prepare uns 3 exemplos para 3 pontos.
2. Pratique, mas não decore

Agora, pratique essa apresentação várias vezes. Tente fazendo apresentações de 1, 2 e 3 minutos. Isso será essencial para as variações que falarei no ponto 4.
Mas, cuidado, não monte um texto engessado e decore. Tente decorar apenas os pontos de cada exemplo, mas não um texto. Ninguém sabe esse exemplo melhor do que você, com a prática, ele sairá cada vez melhor.
3. Siga o plano
A partir daqui, começa a vir a pressão dos concorrentes. Como disse, eles não fazem ideia do que estão fazendo e todos copiarão o primeiro a falar. Não importa o que eles estejam falando ou como estruturem a apresentação, SEJA FIEL AO SEU PLANO.
Seguir a apresentação de quem está perdido é pedir para apanhar junto com eles. Você sabe o que eles querem (mastigou a vaga) e sabe o que tem em comum (o ouro da sua história). Seu plano é melhor, dane-se eles.
4. Prepare-se para improvisar
Por fim, você precisa estar preparado para improvisar.
O RH adora dar uma de bonitão e fazer algo diferente como: “Se você fosse um animal, qual animal seria e por que?” ou “Apresente-se em apenas uma palavra.” Isso também aparece na variação do tempo que você terá para se apresentar. 30 segundos? 3 minutos? Você só saberá na hora.
Isso é bem mais comum nessa etapa do que em outras e raramente você terá tempo para se preparar antes da bomba cair no seu colo.
Aí que volta seu plano. NÃO O ABANDONE!
Apenas adapte-o ao que apareceu na sua cara. Você já tem super claro 3 pontos que quer destacar. Busque desdobrar um deles para esse desafio criativo inesperado. “Qual animal tem um dos pontos que quero
levantar?” ou “Qual palavra descreve melhor um dos 3 pontos para eu falar?”
Você estará 50 metros a frente em uma corrida de 100 metros, caso tenha um plano. Use-o a seu favor.
Você sabe o que eles querem (se fez a lição de casa).
Por isso todo meu método da minha mentoria vem em cima de se preparar, de ter um plano de guerra para a briga. É isso ou rezar por um milagre ou pior ainda:
Ficar de mimimi como a média sempre faz.