Devo falar que estou estagiando em um processo de estágio?

Devo falar que estou estagiando em um processo de estágio?

Recebi a seguinte pergunta no meu Instagram:

O que vou falar aqui vale para quem trabalha em uma empresa em qualquer tipo de cargo, mesmo efetivo, e está na busca de um estágio.

Eu sempre digo: “Não minta” aqui isso vale também.

Estar estagiando não é um problema ou vantagem em si. O como você irá falar sobre isso que é o fator principal, e nesse post vou te falar como fazer essa aparente bomba virar uma das principais armas da sua aprovação.

O principal risco que você tem é não conseguir explicar para o avaliador o porquê você está fazendo a mudança de vaga.

A pergunta que virá na cabeça dele vai ser: “Será que esse infeliz é um job hopper, aquela criatura que não para em emprego nenhum? Será que ele vai fazer o mesmo conosco!?”

Sua primeira missão é aliviar esse medo dele. E como fazer isso?

Explique o que te motiva a mudança, mas não foque no porquê sair da empresa antiga, foque no porquê entrar nessa empresa do processo faz sentido.

Isso evitará de você fazer uma narrativa difamatória da última empresa, algo que vão achar que você fará com a empresa deles também.

é por isso que as véia da tua rua fica na porta falando mal de ti

Pense em algo como:

“Estou em busca de um estágio aqui porque busco um lugar que tenha (por exemplo) uma trilha de aprendizagem bem forte, algo que não encontrei na minha atual empresa, pois sou alguém com muita vontade de aprender e identifiquei isso no programa de estágio de vocês.”

Isso irá tirar da cabeça deles a preocupação de job hopper ou de difamador de ex-empresas.

Agora que você tirou a objeção da frente, pode usar tudo o que está construindo e fazendo no estágio como ouro para conseguir a aprovação.

Quem já foi selecionado para estagiar em algum lugar, já passou no crivo de alguma empresa para entrar no mercado nessa função. Estágio para estágio é bem mais tranquilo que facul para estágio.

É igual um analista jr buscar outra vaga de analista jr, é mais fácil do que ele buscar uma de analista pleno.

No currículo, você poderá usar resultados muito mais densos do que quem só tem atividades extracurriculares.

Eu mesmo tinha uma aprovação em uma auditoria internacional como resultado no meu currículo após o estágio da Cummins, isso nunca seria possível em uma empresa júnior.

Seu currículo pesa em autoridade e magnitude de impacto.

Para dinâmicas, painéis e cases, você poderá trazer experiências de trabalhar em cases de negócios reais para ajudar na solução.

Isso vai desde ideias adaptadas para o case que você já viu até estratégias de como usar recursos de uma empresa para atingir os objetivos.

Quem não esteve no mercado, nunca pensaria em contratar uma empresa terceirizada para fazer parte do projeto como meio de simplificar a solução.

Nas entrevistas e apresentações pessoais, você pode trazer exemplos que tiveram resultados notáveis diretamente do mundo que os avaliadores vivem.

Já viu como é difícil explicar para seus avós algo sobre tecnologia? Isso está fora da realidade deles, você nem fala a mesma língua deles nesse aspecto.

Se você já está no mercado, já tem alguma familiaridade com cenários do mundo corporativo e já viu o que impactou positivamente no seu estágio anterior para falar aqui.

Não jogue esse ouro no lixo.

O jeito mais fácil de conseguir um estágio é ter um estágio, mas sem saber como usar isso da maneira correta, você pode pôr tudo a perder.

Agora você sabe.

Total Views: 634

Se você quer ser atualizado sobre as novas oportunidades de estágio e trainee, então cadastre seu e-mail abaixo:

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também: