Recebi a seguinte pergunta no meu Instagram:
“No estágio, a idade é um ponto relevante para os recrutadores?”
CLARO QUE É, mas não pelas razões que imagina
Para entender a questão da idade, você precisa se atentar a 3 pontos:
1. Qual idade é velho
2. Como a idade te ferra
3. Como jogar com a idade
Peça para seu neto pegar os seus óculos e retoque as suas raízes brancas, que vamos começar.
1. Qual idade é velho

Então, a partir de qual idade você começa a ser classificado como velho? No duro, não existe um padrão para isso, mas se você tem 24-25 anos ou menos, não deveria ser um fator para você.
Pense que alguém que saiu do ensino médio com 17-18 anos, fez 1 ano de cursinho e entrou em uma faculdade de 6 anos de duração, estará no final do curso com 24-25 anos, sem ter perdido tempo algum. Coloque um intercâmbio de 1 ano e verá que é uma idade “sem atrasos”. Então, se você está abaixo desse corte, nem deveria ser questionado sobre isso.
2. Como a idade te ferra
Mas se o senhor está acima dessa faixa, como eu estive quando comecei a estagiar na P&G, a idade vira um fator. Mas por quê?
Ela começa a ser observada pelos avaliadores porque sua idade se torna uma lacuna de tempo. Eles sabem que, se você seguiu o script padrão de um universi- tário, deveria estar se formando com uns 25 anos, não ainda buscando um estágio para se formar mais tarde.
Essa diferença faz com que a imaginação do avaliador corra solta na busca de um motivo e, obviamente, quanto mais velho você for, maior será a objeção mental que ele começará a construir.
“Por que diabos esse cara está procurando um estágio com 32 anos? O que ele fez nos últimos 10 anos?” – Aí que a maioria das pessoas vacilam. Elas temem que a idade será julgada, então, se fazem de desentendidas e não falam nada sobre esse tópico e isso é o que te derruba, por um único motivo:
Se você não falar nada sobre uma lacuna para o avaliador… ele sempre assumirá o pior
3. Como jogar com a idade
Aqui que você entra e interfere. Ele vai achar que você é um vagabundo ou incompetente por estar se formando mais velho, mas você aplica o remédio para essa doença: A VERDADE. Não finja que não é mais velho, seja transparente com a jornada que te levou a essa situação.
Mudou de curso? Por que e o que aprendeu nessa mudança? Teve que trabalhar antes da facul? Mostre o quanto cresceu com isso. Era vagabundo e perdeu semestres? Mostre o que esses erros te ensinaram.
Não o deixe assumir o pior, escondendo sua história como se tivesse um motivo para se envergonhar. Todo estagiário mais velho tem um grau de maturidade que come com farinha o estag novinho.
Você viveu mais, acertou e errou mais, e tem uma visão mais completa do mundo que a média dos esta- giários de 20 e poucos anos. Essa é sua arena. Se você tiver vergonha de usar sua idade e seu maior volume de experiências a seu favor, ela será usada contra você.
Isso não funcionou só para meus mentorados 25+.
Isso foi a principal narrativa do meu sucesso nos pro- cessos seletivos de estágio, quando tinha 27 anos. Use sua história.
Afinal, você só tem essa.



