O que pode te reprovar no Processo Admissional

reprovar no Processo Admissional

Um contrato assinado a 6 mãos.

No último post vimos os 10 motivos para não fazer seu currículo no Canva” e trouxe dicas de como ter um currículo simples porém efetivo. Se perdeu, volta lá e dá uma lida para começar o processo de forma certa. Vimos que o currículo é a porta de entrada, o cartão de visita te dá acesso às outras fases que irão te aproximar da tão desejada vaga de estágio.

Hoje vamos falar o que pode dar errado e até te levar a reprovar no Processo Admissional. Imagine passar no seletivo da tão aguardada vaga e na hora de assinar o contrato, por um erro que muitas vezes é bem bobo, você perde a chance de ser admitido.

O processo de estágio requer uma negociação entre os 3 lados: a faculdade, a empresa e o aluno. Então vamos dividir em 3 etapas e falar sobre o que pode dar errado em cada uma delas.

Faculdade

Vamos começar pela Faculdade que se você não estiver atento pode te dar muita dor de cabeça.

1. Ineficiência da Faculdade

Primeiro devemos lembrar que você tem um prazo para assinar o contrato e entregar a sua documentação, por isso é sempre bom checar se está tudo em dia, geralmente esses processos burocráticos em faculdades são bem lentos, demoram a responder às solicitações, as informações são imprecisas, os chamados têm prazos para serem resolvidos e nem sempre são cumpridos.

Não é toda empresa que vai aguardar os trâmites da faculdade. Você ainda corre o risco de no fim do processo a faculdade recusar o seu contrato, esteja preparado para todo tipo de intercorrência.

Uma solução simples é pedir os prazos dos processos, ter acesso ao calendário e datas, assim você fica por dentro dos períodos para abertura de requerimento e tem uma noção de quanto tempo de antecedência você precisa ter para conseguir toda a documentação necessária.

Outra coisa que pode ajudar bastante é acessar pessoas, a Secretaria de estágio, contar com a ajuda de professores, coordenadores. Caso no meio do processo você tenha algum problema, ter esses contatos podem te ajudar a resolver, você deve explicar como é importante para você ter agilidade na resolução do problema para cumprir com o prazo que a empresa pede.

2. Divergência entre o curso e a vaga

Um entrave clássico que vejo é a faculdade colocar dificuldades e até recusar o processo por achar que a vaga não é compatível com a grade do curso. À medida que as empresas estão cada vez mais abrangendo as áreas e expandindo, pode ocorrer esse problema.

Um exemplo é o aluno de engenharia que consegue uma vaga no banco e a faculdade acha que não tem muito a ver com a sua área de atuação. Então esteja sempre atento aos requisitos que a faculdade pede.

3. Formato do contrato

Parece besteira mas já vi a faculdade se recusando a assinar o contrato por ele pedir assinatura digital. Em casos como esse o estagiário tem que correr contra o tempo, levar o contrato para a faculdade assinar, voltar com o contrato para a empresa, o que demanda tempo e logística.

Pode acontecer do coordenador de estágio não estar na faculdade naquele dia e com todo esse trâmite você pode perder o prazo, lá se vai a vaga que você tanto se preparou. Algumas exigências contratuais que podem divergir com o que a faculdade pede também podem ser um problema, por isso quanto mais informações você obtiver antes mesmo de começar a procurar o estágio, mais chances você tem de conseguir resolver pequenas pendências que vão surgindo.

4. Carga horária mínima da faculdade

Para iniciar o período de estágio, a instituição pode exigir uma carga horária mínima de aula ou que o aluno já tenha visto algumas matérias, às vezes é necessário ter cursado um número “x” de períodos antes de poder começar a estagiar efetivamente.

Você pode estar quase completando essa carga horária só que a empresa quer assinar o contrato imediatamente, ou pode faltar ainda um período para completar a exigência, nesses casos recomendo que procure imediatamente a Secretaria de estágio e tente negociar com a empresa.

Dica extra: esperar as coisas de forma passiva é um motivo recorrente de demissões. Esse tipo de comportamento faz com que muitos estagiários não concluam o seu período de contrato. Identificou um problema? Busque uma solução e avise a empresa, ainda que não tenha resolvido, mostre que já tomou as providências para resolver.

O horário das aulas e do estágio também pode gerar bastante dor de cabeça. 

5. Carga horária do estágio

Outro ponto importante a ser verificado ainda quando está concorrendo a vaga é a carga horária do contrato. Se ele é de 20h, 30h, 40h. Tem faculdade que não quer comprometer o rendimento do aluno, com isso acaba exigindo que o horário de trabalho termine pelo menos 2 horas antes do horário de início das aulas.

Você pode ver com a empresa a flexibilização do seu horário, porém recomendo que tente negociar primeiro com a faculdade, montar uma grade de aula não conflitante.

Todos esses pontos você pode antecipar pegando informações com a Secretaria de estágio, seus amigos que já estão estagiando, professores. Não precisa necessariamente esperar conseguir uma vaga para ter todas essas informações em mãos. Estando munido, ao olhar os critérios da empresa ou do contrato de estágio você já vai conseguir negociar e resolver qualquer embate.

Empresa

Agora vamos à parte extremamente importante que é a Empresa. O mundo corporativo é absurdamente mais flexível que o mundo acadêmico, a negociação com eles é bem mais fácil. Você conseguiu a vaga, eles estão interessados no seu trabalho, então não tenha medo de falar e perguntar.

Eles estão disponíveis a manejar e têm uma boa chance de conseguir uma ajuda se você tiver algum conflito com a faculdade. Tem alguns pontos que precisam ser observados.

1. Fechamento inesperado da vaga

Mesmo após ter sido selecionado para vaga você pode não iniciar o estágio, pode acontecer da empresa passar por algum problema que exige a diminuição do quadro de funcionários, ou não verem mais sentido em uma contratação naquele momento, a área pode mudar tanto de espaço físico como reconfiguração, pode acontecer também da empresa falir.

Como contratos de estágios podem ser cancelados a qualquer momento sem necessidade de aviso é bom estar sempre preparado.

2. Prazos confusos

As empresas nem sempre conhecem os trâmites das faculdades, até porque os procedimentos mudam, os pré-requisitos podem ser diferentes, e pode acontecer de pedirem algum documento ou até mesmo a assinatura do contrato em um prazo descabido.

Por isso a importância de você conhecer bem como funciona o processo de estágio da sua instituição de ensino, dessa forma você consegue negociar com a empresa, tendo informações precisas do que será possível fazer, quanto tempo levará para resolver, passando ainda mais interesse e credibilidade.

3. Não saber a quem recorrer

Assim como é de grande valia saber a quem pedir ajuda na sua faculdade, conhecer a secretaria de estágio, na empresa é da mesma forma. Saiba a quem recorrer, o momento de pedir ajuda, não deixe que o medo de parecer burro te impeça de fazer perguntas importantes que podem acelerar seu processo de admissão.

Se informe, conheça os setores da empresa, a forma como as coisas funcionam, se tem outros estagiários que estão a mais tempo, como o RH pode ajudar. Todo o processo envolve pessoas.

Estagiário

Por último, mas não menos importante, pelo contrário, essa é a única pessoa envolvida em todo processo que não pode errar, não é permitido cometer vacilos pois podem ser fatais. Sim, estou falando de você mesmo Estagiário. 

1. Perder prazos.

Não demore a enviar as documentações exigidas, não espere até os últimos dias do prazo para separar tudo que precisa. Conheço vocês, sei que na correria da faculdade, cursos, trabalho, outras atividades, vocês vão deixando tudo para amanhã achando que vai dar tempo, que tudo vai dar certo, com isso caem na maior burrada, faltando 1 semana vão começar a resolver tudo.

Sei como funciona essas documentações, você acha que a certidão está na casa da mãe, não encontram, vão procurar na casa da vó, aí percebem que vão ter que tirar uma segunda via, que tem um prazo para ser expedida, e acabam se enrolando.

Isso quando não descobrem que ficou faltando entregar algum documento, o histórico escolar, ou coisas do tipo para a faculdade na época da matrícula e eles só vão liberar seu contrato de estágio assinado quando você quitar as pendências. É nessa que vocês se ferram.

2. Não cobram a Faculdade ou Empresa

Nunca aceite um “aguarde” ou “em breve” como resposta. Imagine seu chefe te pedindo algo e você dando essas respostas, ia rodar na hora. Então se entrou em contato com as instituições e te falam que “em breve” irão te dar a resposta fique no pé, ligue cobrando, lembre eles, e se possível, vá até lá resolver pessoalmente.

Só não use a desculpa que não sabia ou não entregou tudo a tempo porque ficou dependendo de fulano que pediu para você aguardar. Entendemos que essas coisas podem ser realmente burocráticas, ainda mais que passam pelas mãos de vários setores, várias pessoas, você fica a mercê de assinaturas e nem tudo depende da sua boa vontade, mas no que depender de você, resolva, insista.

3. Não mantém a Empresa informada

Já falei que a empresa é mais flexível que as instituições de ensino, então qualquer imprevisto, qualquer intercorrência, avise. Deixe tudo alinhando, vá sempre informando das etapas e processos, assim não dá margem para parecer desinteressado e acomodado. Entenda o que precisa ser feito, como precisa ser feito e converse com a empresa.

4. Falhar com a  documentação 

Como já havia falado anteriormente, tem uma boa chance de alguns documentos nem estarem com você, ou não lembrar onde guardou e nessa acabar entregando a documentação incompleta ou perdendo os prazos. Apesar das empresas serem abertas a conversar e negociar, não abuse, nem seja irresponsável. Existem exigências a serem cumpridas. Se informe com o RH a listagem de documentos necessários, certifique-se de que tem todos eles em mãos, e o que ainda não tem, não perca tempo e vá resolver.

Dicas Extras:

  1. Documentos que você não entendeu, não sabe do que se trata, pergunte ao RH, você não é o primeiro estagiário sem experiência, melhor do que procurar no Google e se enrolar ainda mais.
  2. Carteira de Trabalho não é necessária para estágio, mas pode acontecer de pedirem, caso não tenha, não pode ser impeditivo para fechamento do contrato. Dê entrada no processo para tirar o documento e informe que precisará de um prazo “x” para entregar pois ainda está em trâmite.
  3. Normalmente as instituições de ensino permitem 6 meses de estágio por contrato, então o que fazer se a vaga que conseguiu é para estagiar por 1 ano e meio? Simples, converse com a empresa, e vá renovando o contrato a cada 6 meses. 

Depois de todo esse processo de aplicar currículo, fazer entrevistas, resolver a documentação e negociar o contrato, você pode estar se perguntando quando poderá ficar tranquilo?! E a resposta é: depois que a faculdade assinar o contrato. Passando dessa fase, se tiver toda a documentação necessária, a empresa não tem como embarrear, você entregou tudo que solicitou, a faculdade também não tem mais o que dificultar, já assinou concordando, agora pode respirar e comemorar. Nessa fase todo B.O. que poderia dar no processo admissional já foi resolvido, agora é fazer valer a pena sua contratação.

Quer mais conteúdos sobre processos seletivos? Dê uma olhada no meu Instagram e aproveite todo o ouro que tem lá.

Total Views: 156

Se você quer ser atualizado sobre as novas oportunidades de estágio e trainee, então cadastre seu e-mail abaixo:

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também: