Nada vence o clássico
Normalmente um avaliador, recrutador, tia do RH, como você queira chamar, leva de 5 a 20 segundos para descartar um currículo. Imagina ter que ler e avaliar de 60 a 100 currículos por vaga, depois fazer a triagem, é uma tarefa chata, monótona e trabalhosa e o que eles mais querem é agilizar esse processo . Tudo o que o RH precisa é de um único motivo para descartar ou aprovar um currículo, por isso é importante usar estratégias certas na hora de montar o seu.
Nesse texto você vai encontrar 10 motivos para não fazer seu currículo no Canva, aumentando ainda mais as suas chances de conseguir aquela vaga que você tanto deseja, com várias dicas de como montar um bom currículo que te deixe em vantagem.

1. Você não é Designer
Por mais que use um modelo pronto e faça poucas alterações, o que eu acho difícil já que você tem que preencher várias informações, você não é especialista nisso, não tem noção de espaçamento, ignora a margem e acaba cometendo crimes de harmonia visual o que pode detonar seu currículo e acabar com todas as suas chances de conseguir uma boa vaga.
Por mais familiarizado que esteja com o programa, nesse estilo de design são muitas informações envolvidas, requer noções de harmonia, formatação, técnicas para saber o porquê de cada quadradinho está no seu lugar, domínio das cores e ter um senso de estética mais apurado. Não é simplesmente pegar um modelo e editar. Só esse motivo já seria suficiente para desistir desse padrão de currículos.
2. Design gratuito
Convenhamos que um modelo disponível gratuitamente não é algo super profissional, premium, o suprassumo do trabalho de um designer. A maioria desses modelos são vazamento de algum trabalho pago e quando fazem a conversão para as plataformas gratuitas ele já vem com erros de alteração. Você não sabe como aquele modelo foi configurado, como foi a formatação e quer sozinho fazer as edições para personalizá-lo conforme suas necessidades.
Ainda quer compartilhar em sites, LinkedIn, desalinhando o currículo todo e acabando com layout escolhido. Mesmo que seja um bom modelo, que nunca são bons de verdade, quando você vai personalizar acaba estragando tudo. Além disso, o currículo fica engessado pois você tem que preencher os campos de acordo com o que foi montado, você fica refém dos espaços minúsculos para dispor as informações.
3. Limita o Espaço
Com tanta informação de desenhos, cores, quadradinhos, sobra um espaço ínfimo para você falar das suas experiências profissionais, mostrar seus resultados, inserir suas capacitações. Usam muito espaço com informações visuais, fontes de destaque e não sobra espaço para as informações que são de fato relevantes.
Se você quer deixar o seu currículo mais atrativo, pode até ser que chame um pouco de atenção, mas o conteúdo, que é o ouro, é que vai mostrar que você está mais do que preparado para a vaga. Você perde uma grande oportunidade por querer enfeitar invés de entregar informações e conteúdo.
4. Você não passa de 1 página
Existe um mito que currículo bom tem que ter 1 página, mas quem falou isso? De onde tiraram essa regra? Por que? E as respostas são sempre as mesmas: “alguém me disse”, “li em algum lugar”, “peguei essa diquinha com a tia do RH”. Para não dizer que nunca ouvi falar sobre o currículo que só pode ter uma página, até hoje vi somente uma empresa falar abertamente sobre isso, todas as outras nunca mencionaram essa regra.
As pessoas que eu conheço que pegaram as melhores vagas, as mais difíceis, tem o currículo de uma página e meia. No meu primeiro estágio eu já tinha o currículo de uma página e meia, e meus mentorados também têm. Uma mentorada se pudesse teria um currículo com 3 páginas, mas aí já é exagero. Ela conseguiu a vaga que queria com um currículo de 2 páginas completas.
5. Bolinhas
Esse com certeza é um erro indefensável. Primeiro que você não deve se autoafirmar no currículo, fazer lista de habilidades, isso vamos mostrar nas atividades e resultados. Fazer bolinhas enterra de vez aquilo que já está ruim. O cidadão coloca lá uma habilidade e ao lado 5 bolinhas para se autoavaliar e sai pintando segundo sua capacidade, só que não tem o manual das bolinhas para saber o que significa 1, 3, 5 bolinhas.
Escreva o nível em que você está, por exemplo, inglês avançado, preencha a informação correta e de forma clara, só não use bolinhas ou barras. Isso faz com que o avaliador se sinta burro, e essa é a última coisa que você vai querer quando está concorrendo a uma vaga.
6. Foto
Preciso dizer que você não vai ser contratado por ser bonitinho, não tem serventia nenhuma colocar foto. Fora que aumenta as chances de cometer uma gafe, já vi fotos bem ruins, com qualidade ruim, foto escura, a pessoa usando moletom para acabar de vez com todas as suas chances. Ninguém vai te aprovar pela sua cara, mas podem te reprovar por ela, então pra quê correr esse risco?!
Você não precisa ocupar um espaço que poderia ser usado para contar a sua experiência, entregar o seu ouro, e mostrar todo o seu potencial. Olhe estrategicamente, não faz o menor sentido colocar uma foto sua, a não ser que queira uma vaga de modelo.
7. Personalização
Você acha que existe o SEU currículo? Não existe isso, o que existe é um currículo seu para cada vaga. Você precisa personalizar para que ele converse com a vaga que você está concorrendo, se adeque, faça sentido.
Um bom exemplo seria de um cardápio. Imagine um restaurante japonês, você chega abre o cardápio e lá está escrito “comida”. Agora imagine se ao abrir o cardápio você lê “temaki”, “sushi”. Qual o cardápio será mais atrativo? Personalizar torna o seu currículo mais atraente e as informações ficam mais objetivas se direcionadas a uma vaga específica, para aquela função determinada. Pense no trabalho que vai dar para você ter que alterar para cada vaga um currículo cheio de detalhes.
8. O Layout pode não fazer jus
Você pode pegar um currículo muito bem elaborado, tudo organizado, que já vem com os campos e espaços pré-determinados para você só preencher, e se você não tiver o que estão pedindo? E se você não tiver experiência e no modelo escolhido tiver uma caixa específica para isso? Fica amarrado, engessado só para ter algo colorido e bonitinho.
Imagina que frustrante ter 5 experiências profissionais relevantes para a vaga e não ter espaço suficiente para colocar tudo, você vai perder a vaga que tanto almejou só por estética visual? Vale a pena perder essa chance?
9. Falta de espaço para Resumo das Qualificações
Nenhum desses modelos prontos traz um espaço para algo tão relevante, um diferencial que é o remédio para o problema dos 5 segundos de retenção da atenção do avaliador. O resumo serve de isca, e gera um altíssimo interesse, ele é o trailer da sua história, você prende a atenção dando um motivo para te contratarem.
O resumo é a melhor estratégia, nele você vai escrever, em 3 linhas, um pouco das informações que o avaliador vai achar no seu currículo. Precisa contar fatos relevantes que atraiam a atenção e deixem um gostinho de quero mais, aquele suspense que faz com que a pessoa que está lendo queira continuar para descobrir mais detalhes.
10. Tempo Perdido
A dificuldade para editar e montar um currículo nesse padrão Canva, o tempo que você gasta tentando adaptar as suas informações aos espaços disponíveis, o trabalho para formatar e personalizar te farão desistir.
O que faz a maioria das pessoas desanimarem no processo é o excesso de esforço que não traz nenhum resultado final. Imagina o trabalho para editar bolinhas no Canva, para na prática você ser descartado em 5 segundos. Isso vai te levar a usar um único currículo para todas as vagas, o que te tira do jogo já na triagem por não personalizar as informações relevantes que se adequam ao que o avaliador busca. Não personalizar te leva a ser reprovado.
Você poderia estar investindo esse tempo, que gasta procurando modelos prontos e tentando editá-los, mastigando as vagas, se candidatando em mais algumas outras ou até montando e organizando novos currículos personalizados.
Faça o básico bem feito (o que a maioria não faz)
Esse é um dos casos em que o básico funciona, então fuja desse padrão Canva que está na modinha. É um erro simples que talvez você esteja cometendo, que não está dando certo e você não entende o porquê. Essa é uma daquelas pancadas que a vida te dá e você não sabe de onde veio, imagina que está se destacando, quando na verdade está sendo recusado.
Comece a se questionar o porquê dessas regrinhas, fuja de ir no automático, entenda o propósito do que está fazendo. Você se esforçou para ter experiências, tem várias atividades com resultados e não conta sua história por não ter espaço em um currículo estilizado.
Seu currículo é só a primeira etapa, mas ele que te habilita a ter mais entrevistas, passar para as dinâmicas, treinar mais, adquirir experiência, ele é a porta de entrada que te faz ter mais chances de alcançar o sucesso.
Ele elimina mais pessoas do que a própria entrevista, então aposte em um modelo simples, personalizado para a vaga, com informações claras e objetivas que se adequem ao que o avaliador está procurando.
Achei um template de simples de currículo para você neste link e para saber o segredo para ter seu currículo aprovado, indico este artigo aqui.



